- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -

A quinta-feira de feriado pela Consciência Negra mudou a rotina no Distrito Federal. Com transporte público gratuito e entrada liberada em parques, muita gente aproveitou o dia para circular pela cidade e ocupar os espaços de lazer.

O resultado apareceu nos números: só o Vai de Graça, que garantiu tarifa zero em ônibus e metrô, registrou 611.379 acessos, um aumento de 21,7% em relação à média de outros feriados acompanhados pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).

O movimento também foi forte nos parques. Pelo programa Lazer para Todos, 1.442 pessoas passaram pelo Jardim Botânico e outras 5.799 visitaram o Zoológico. A combinação dos dois programas abriu caminho para que moradores de diferentes regiões aproveitassem passeios culturais, ambientais e atividades ao ar livre — algo que, segundo o governo, ajuda a aproximar a população de equipamentos públicos e áreas verdes da capital.

Criado em 28 de fevereiro de 2025, o Vai de Graça segue como uma das principais apostas do governo para facilitar a mobilidade em datas específicas. Para o secretário de Mobilidade, Zeno Gonçalves, o resultado do feriado confirma o peso social e econômico do programa.

“Tivemos um movimento bem acima da média dos feriados anteriores, o que reforça a importância do Vai de Graça para o turismo e para a economia do DF. A Semob segue monitorando os dados, pronta para ajustes que garantam transporte público para toda a população”, afirmou.

Números mais recentes do Vai de Graça

  • 20 de novembro: 611.379 acessos
  • Outubro: 2.167.144 acessos
  • Novembro (até o dia 20): 2.561.127 acessos
  • Total desde 1º de março: 26.619.657 acessos
  • Dias de funcionamento: 53 (sendo 38 aos domingos)

Lazer para Todos

Instituído pelo Decreto nº 47.009, o Lazer para Todos garante entrada gratuita no Jardim Botânico e no Zoológico aos domingos e feriados. A iniciativa tem ampliado o acesso a espaços de natureza e educação ambiental. No Jardim Botânico, a direção aponta crescimento constante na procura, especialmente em períodos de feriado prolongado.

A expectativa do governo é de que a dobradinha entre transporte gratuito e parques liberados siga fortalecendo o hábito de ocupar as áreas públicas  e que mais moradores encontrem, nesses espaços, opções simples e acessíveis de lazer.

O post apareceu primeiro em Midia Alernativa.

- Publicidade -
- Publicidade -
Midias Sociais
35,000FansLike
419,000FollowersFollow
ÚLTIMAS NOTICIAS
- Publicidade -
Relacionadas
- Publicidade -