Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, está implementando faixas de pedestres elevadas em vários pontos da cidade. Segundo a gestão municipal, o objetivo da iniciativa é garantir maior segurança.
As faixas elevadas são colocadas em locais com grande fluxo de pedestres. O modelo faz com que os condutores reduzam a velocidade, porque a estrutura se assemelha com a de uma lombada. No total, serão instaladas 60 faixas, sendo que 80% das faixas ficarão em frente a escolas e CMEIs. O trabalho começou em janeiro — 10 já foram implementadas.
“A ideia é implantar esse modelo de faixa em frente a escolas, comércios com grade movimento e nas avenidas com grande circulação de pedestres. Nossa experiência tem sido muito boa com as faixas elevadas que já implantamos”, diz o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Sérgio Carvalho.
Estímulo a redução de velocidade
A faixa elevada auxilia o pedestre ao atravessar determinada via sem a necessidade de mudar o nível da calçada em que a pessoa se encontra, facilitando a mobilidade de quem tem algum tipo de restrição física.
Sérgio Carvalho reforça que a sinalização da faixa elevada chama a atenção dos motoristas. “A faixa elevada conta com sinalização vertical e horizontal diferenciadas, que estimula o condutor a reduzir a velocidade”, completa.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia