- Publicidade -
HomeBrasilEm transição para outono, março terá chuva e calor. Veja onde

Em transição para outono, março terá chuva e calor. Veja onde

- Publicidade -

O mês de março já marca o começo da transição entre do verão para o outono. Por este motivo, as precipitações médias já devem ser inferiores às que costumam ocorrer de dezembro a fevereiro.

No momento, há a atuação de um bloqueio atmosférico no país, situação que poderá persistir até o próximo dia 10. Na previsão, áreas de instabilidade serão formadas com mudanças na circulação dos ventos sobre a América do Sul, o que vai favorecer o avanço de frentes frias.

O monitoramento ainda indica que o fenômeno La Niña está ativo. No entanto, perdendo força. Com isto, o oceano Pacífico Equatorial, na porção mais próxima ao litoral do Peru, começou a aquecer ao longo de fevereiro, o que é entendido pelos meteorologistas que há um enfraquecimento gradual do La Niña.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o mês de março tenha chuvas dentro ou acima da média em grande parte da região norte do Brasil. Os volumes poderão alcançar 300 milímetros (mm). No entanto, em áreas do Tocantins e Rondônia espera-se que as chuvas fiquem abaixo da média.

Para a região nordeste, o Inmet projeta chuvas acima da média para o norte do Maranhão. Já para as outras porções da região, a expectativa é de precipitações abaixo da média histórica. O nordeste da Bahia, Sergipe e Alagoas poderão registrar volumes inferiores a 160 mm.

Chuvas próximas e abaixo da média histórica são a previsão para grande parte da região sul. Já para o norte do Rio Grande do Sul e a faixa central e leste de Santa Catarina, a expectativa do Inmet é que possa ter chuvas acima da média.

Já para a região Centro-Oeste, as chuvas poderão ficar abaixo da média, exceto em parte do noroeste goiano e nordeste goiano. Em relação ao nordeste e sudeste do Mato Grosso, chuvas acima da média são previstas pela meteorologia. Os acumulados poderão ultrapassar os 250 mm.

Temperaturas

Em relação às temperaturas, elas devem ficar acima da média em grande parte das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O mesmo deve acontecer no interior da região Sudeste.

No prognóstico do Inmet, grande parte da Região Norte, leste da região nordeste e áreas do Mato Grosso terão um mês com temperaturas mais amenas ou próximas da média climatológica histórica.

- Publicidade -
- Publicidade -
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Publicidade -
Related News
- Publicidade -