27.4 C
Brasília
21 de janeiro de 2020
- Publicidade -

G44 Brasil destina rejeitos de minério à construção civil

Author

Categories

Share


G44 Brasil – A Correia Engenharia, pertencente a holding empresarial, transforma os resíduos em materiais de alvenaria, tijolos, telhas, cerâmicas e lajota

G44 Brasil: A mineração é um dos setores mais importantes da economia brasileira. No entanto, é preciso ressaltar que a prática costuma gerar sérios danos ao meio ambiente. As alternativas para o uso dos resíduos e eliminação total do passivo ambiental ganham força e já são uma realidade no país.

A Correia Engenharia, localizada em Taguatinga e pertencente ao grupo G44 Brasil, criou e desenvolveu um projeto que tem por objetivo colaborar para uma destinação segura dos resíduos sólidos.

Além de diminuir os impactos ambientais, a iniciativa da Correia Engenharia colabora para a fabricação de artefatos e materiais para a construção civil.

Com o descarte dos rejeitos, a empresa produz blocos para alvenaria, tijolos, telhas, cerâmicas e lajotas. A iniciativa é uma preocupação espontânea da empresa e do grupo ao qual pertence com o ambiente que, em breve, será obrigatória para as mineradoras do país.

O projeto teve inspiração no grupo G44 Brasil – empreendimento instalado no Brasil há dois anos e que vem se consolidando no mercado com diversas inovações em negócios, especialmente no setor mineral – que tem conquistado mercado, também, pelas práticas sustentáveis em prol do meio ambiente.

A empresa faz a transformação dos resíduos gerados a partir da mineração no norte do estado goiano. Da lama e da areia que sobram do beneficiamento do minério, normalmente ricas em quartzo, óxido de ferro e argila, criaram peças pré-moldadas para a construção de casas, prédios, muros e pisos.

Para se ter uma ideia, o preparo e beneficiamento do minério, em geral, originam resíduos na ordem de 1,5 vezes maior comparando-se à produção. Este volume é normalmente disponibilizado em pilhas próximos às extrações ou mesmo em soterramentos de vales formados pela atividade extrativista mineral.

G44 Brasil rejeitos de minérioG44 Brasil rejeitos de minérioG44 Brasil rejeitos de minériorejeitos de minério rejeitos de minériorejeitos de minério

Mudanças nas mineradoras

Com o intuito de minimizar os impactos ambientais, um projeto está em tramitação no governo.
Segundo a Agência Senado, as empresas mineradoras poderão ser obrigadas a destinar parte dos resíduos de mineração para a fabricação de artefatos e materiais da construção civil.
A regra determinada pelo projeto (PL 1496/2019) altera a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e aguarda o recebimento de emendas na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

 

A proposta se trata das medidas de segurança para comunidades próximas a barragens, possibilidades de isenção de impostos e destinação dos artefatos feitos com os rejeitos. A adaptação chegará para todos e a execução de novos projetos terá de contemplar métodos modernos de deposição dos rejeitos da atividade.

Author

Share