O agricultor, escritor e ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, que faleceu nesta terça-feira (13/5) aos 89 anos, teve uma trajetória política muito ativa. Militante contra a ditadura no Uruguai, que durou de 1973 a 1985, ele chegou a ser preso pelo regime.
Mujica esteve com o papa Francisco em junho de 2013. “Francisco não passou pela vida como um homem neutro, mas como um homem religioso comprometido com seu modo de pensar e sentir”, postou em homenagem a Francisco por ocasião da morte do líder da Igreja Católica em abril deste ano.
Veja imagens da trajetória de Pepe Mujica:
Na rede social de Mujica, há registros dele em eventos políticos e também com documentos que registram a história dele de perseguição pelo regime autoritária, contra o qual lutou.
Mujica teve uma trajetória marcada por levantar bandeiras progressistas como a descriminalização do uso da maconha e do aborto. Ele se tratava de um câncer no esôfago, que se espalhou para o corpo havia anos. Os últimos meses dele foram recolhidos ao lado da esposa, Lucía Topolansky.
Após a morte houve várias manifestações de líderes mundiais que lamentaram o falecimento de Mujica. “Presidente, ativista, referência e líder.Presidente, ativista, referência e líder”, assim descreveu Mujica o atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.