Neste domingo (6/10), eleitores de 5,5 mil municípios, distribuídos nos 26 estados do país, irão votar para os cargos de vereador e prefeito. De acordo com a legislação eleitoral, primeiro você digita o voto para vereador e, depois, para prefeito.
Confira a página especial do Metrópoles sobre as Eleições de 2024
O vice-prefeito não é um cargo em disputa, pois a escolha é feita por cada candidato a prefeito ainda no montagem da chapa e de formação das coligações, resultante de acordo entre os partidos. Portanto, o eleitor só deposita na urna dois votos — para o representante na Câmara de Vereadores da sua cidade e para a prefeitura.
Dígitos
O número a ser digitado na urna eletrônica para vereador é formado por cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político e os três seguintes são os que identificam a candidata ou o candidato ao cargo.
Caso você só queira votar na legenda, após informar o número do partido, é só apertar o botão “CONFIRMA”.
Na sequência, será a vez de votar para o cargo de prefeito. O número do candidato tem apenas dois dígitos. Confira as fotos, o número, os nomes do candidato e do vice e a sigla do partido. Se as informações estiverem corretas, é só clicar no botão “CONFIRMA”.
Após o registro do último voto, aparecerá na tela da urna a palavra “FIM”.
O que fazer se errar o número?
Se você digitar um número incorreto, basta apertar a tecla “CORRIGE” e reiniciar o voto.
E no segundo turno?
O segundo turno só ocorre nas cidades com mais de 200 mil eleitores, no caso em que a candidata ou o candidato mais votado à Prefeitura não tenha obtido metade mais um dos votos válidos (dados somente a candidatos) no primeiro turno.
Irão disputar o segundo turno os dois concorrentes mais votados no dia 6 de outubro.
Em 2024, o segundo turno está marcado para o último domingo de outubro, dia 27.