São Paulo — A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) iniciará uma série de reuniões com moradores e comerciantes do centro da capital paulista sobre o projeto que pretende levar a sede administrativa do governo para o entorno do Parque Princesa Isabel.
As quadras onde os futuros prédios públicos serão instalados foram decretadas Declaração de Utilidade Pública.
Os encontros começam nesta quarta-feira (24/4), no prédio onde fica a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, na Rua Boa Vista, 170, no centro da capital.
Para participar, os proprietários de imóveis precisam agendar um horário no site da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) neste link ou pelo telefone (11) 3638-5100 (tecla 2 – PPP). Pelo menos três datas já estão disponíveis: quarta, quinta e sexta-feira desta semana, com horários entre 14h e 16h30 mas a secretaria afirma que o atendimento permanecerá aberto por tempo indeterminado.
As reuniões têm como objetivo tirar as dúvidas dos proprietários e locatários da região sobre a transferência da sede administrativa do governo para o centro da capital paulista.
Para que a mudança ocorra, uma série de desapropriações e intervenções nas quadras que ficam ao redor do Parque Princesa Isabel estão previstas.
Como mostrou o Metrópoles, moradores e comerciantes da região estão preocupados com a possibilidade de precisar deixar seus imóveis. Os proprietários afirmam que só souberam da ideia pela imprensa, quando Tarcísio lançou o concurso arquitetônico para selecionar o projeto para a construção da “esplanada do governo”.
A gestão defende que a transferência do governo para o local levará 22 mil servidores para o centro de São Paulo, ajudando a revitalizar a área. Hoje, os servidores estão espalhados em 60 prédios espalhados por diferentes pontos da cidade. O gabinete do governador fica no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, zona sudoeste da cidade.
Arquitetos de todo o país poderão inscrever seus projetos até o dia 12 de junho, pelo site concursogovspnocentro.org.br. O resultado do concurso será publicado no dia 2 de agosto e a expectativa do governo é que o processo licitatório comece em 2025. O investimento total para as obras será de R$ 4 bilhões.
O conteúdo Governo marca reuniões com moradores sobre mudança de sede para centro aparece primeiro em República Noticias.