Em Águas Lindas, município mais populoso do Entorno do Distrito Federal, as eleições para prefeito e vereador começaram cedo neste domingo (6/10).
Vários dos mais de 120 mil eleitores acordaram cedo e percorreram as ruas inundada por santinhos para participarem do processo eleitoral. Na Escola Municipal Professor Inivaldo Guedes da Silva, no Setor 8, a fila de eleitores começou às 6h40, mais de uma hora antes da abertura dos portões, às 8h.
Gabriela Alves, 20 anos, foi uma das que chegou cedo para votar. Segundo ela, adotou a estratégia por ter de trabalhar ainda neste domingo. A jovem, que vota pela segunda vez nas eleições municipais, diz que teve o filho, de 2, em mente ao fazer sua escolha de candidato.
“O mais importante para Águas Lindas para mim é saúde e educação. Meu filho já passou muito pelo hospital e eu tinha que ir lá para o DF para poder ter atendimento. Aqui é um pouco precário ainda”, afirmou.
A votação para Gabriela e vários outros eleitores do colégio foi tranquila. Mas na seção 169 uma urna apresentou um erro de funcionamento ao computar o voto para prefeito.
Mesmo com a chegada dos técnicos, o erro ocorreu outras duas vez ao longo da manhã. Arlene Alexandria, 57, chegou cedo, mas mesmo assim teve de esperar mais de uma hora por conta das complicações técnicas do dispositivo.
“Essa situação é o que a gente fala: a democracia é um estado que todo mundo fala o que quer e faz o que os governante manda. Eu sou obrigada a vir votar, mas eu não tenho direito a ter participação, né? Eu sou obrigada a vir votar, passo pelo desconforto de ficar em uma fila sem água, para poder eleger pessoas que provavelmente eu não vou saber o que vai acontecer no futuro” disse a agente de saúde, indignada.