Ícone da comédia norte-americana, o cineasta Jim Abrahams faleceu nesta terça-feira (26/11), aos 80 anos, em sua casa na Califórnia, nos Estados Unidos. A notícia foi confirmada por seu filho, Joseph, à revista Hollywood Reporter, que informou que a morte ocorreu por causas naturais.
Abrahams deixou sua marca no cinema com um humor inovador e escrachado, especialmente em colaborações com os irmãos Jerry e David Zucker. Juntos, eles criaram clássicos como Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! (1980), Corra que a Polícia Vem Aí (1988) e Top Gang: Ases Muito Loucos! (1991). Ele também atuou como roteirista de Todo Mundo em Pânico 4.
Com Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!, Abrahams foi indicado ao BAFTA de Melhor Roteiro em 1980, uma prova do impacto cultural do filme. Sucesso de bilheteria, a produção traz a história de um piloto com medo de voar que enfrenta uma série de situações absurdas enquanto tenta reconquistar sua ex-namorada em pleno caos aéreo.
Além do cinema, o diretor também se aventurou na televisão. Em 1982, sua sitcom Police Squad! foi indicada ao Emmy, consolidando sua influência no entretenimento para além das telonas. A série, embora de curta duração, serviu de base para o sucesso da franquia Corra que a Polícia Vem Aí, estrelada por Leslie Nielsen.