Uma pesquisa sobre hábitos culturais, divulgada pelo Observatório de Políticas Públicas (ObservaDF), revela que os moradores da capital federal vão ao cinema, em média, uma vez a cada quatro meses.
Segundo o estudo, a frequência de idas ao cinema está relacionada a dois fatores: idade e renda familiar.
Pessoas de 60 anos ou mais vão ao cinema uma vez por ano, já os que têm de 45 e 59 anos vão uma vez a cada 10 meses. Aqueles entre 16 e 24 anos frequentam o espaço uma vez a cada 2 meses, ou seja, no intervalo de três meses elas vão em média 1,5 vezes.
Quando observa-se o padrão de acesso por renda familiar, a pesquisa aponta que pessoas vivendo em famílias com renda familiar superior a 10 salários-mínimos vão no cinema uma vez a cada dois meses.
Por sua vez, aqueles que vivem com até um salário-mínimo vão no cinema uma vez a cada sete meses, o que reduz significativamente a frequência desse grupo no espaço cultural.
Frequência semanal de filmes e séries
Quando se trata de acesso a filmes e séries de televisão, quase a integralidade das pessoas, 95%, assiste a séries ou filmes em casa, seja na TV, no computador, no celular, ou no tablet.
Aqui, destacam-se duas variações em relação à renda. Pessoas que residem em áreas de renda mais baixa assistem com maior frequência a filmes e séries em outro lugar que não em casa, com outras pessoas, em trânsito, no cinema ou em festivais.
Em localidades de renda alta esse percentual é de apenas 3%. Os moradores de regiões administrativas com renda mais baixa também assistem mais a séries ou filmes em trânsito, com 17%, o que indica algo já sinalizado por outras pesquisas em relação ao tempo gasto com deslocamento das áreas mais afastadas do plano piloto.
WhatsApp Image 2023-05-02 at 17.16.03 (2)
WhatsApp Image 2023-05-02 at 17.16.03
WhatsApp Image 2023-05-02 at 17.16.03 (1)
0
No geral, 41% das pessoas não assistem a nenhum filme durante a semana, 33% assistiram entre 1 e 2 dias por semana, 16% diariamente ou quase diariamente e 2% assistiram várias vezes ao dia.
De acordo com a pesquisa, não existe uma divisão por classe ou renda marcante, entretanto a divisão por idade é bastante acentuada.
No grupo entre 16 e 24 anos apenas 23% não assistiram nenhum filme durante a semana, ao passo que, entre pessoas com 60 anos ou mais, 64% não assistiram nenhuma série ou filme.
Por fim, percebe-se que a probabilidade de assistir filmes ou séries é afetada apenas pela idade, negativamente, ou seja, mais jovens assistem mais.
The post Morador de Brasília vai ao cinema uma vez a cada 4 meses, diz pesquisa first appeared on Metrópoles.