Mais de 600 aposentados e pensionistas do Governo do Distrito Federal (GDF) nascidos em janeiro não realizaram a prova de vida este ano. O último dia para esse grupo atualizar o cadastro do benefício era nesta segunda-feira (15/5), porém, por causa das 657 “inadimplentes”, o GDF estendeu o prazo do cadastramento até 9 de junho.
O recadastramento é obrigatório e precisa ser realizado anualmente no mês de aniversário do servidor aposentado ou do pensionista. Os que não realizarem, após notificação formal do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev), terão o pagamento do benefício interrompido até a regularização.
“O prazo já finalizou para os beneficiários de janeiro. O Iprev/DF os notificou com envio de e-mail, cartas pelos Correios, além do contato via telefone. Com a prorrogação para o dia 9 de junho, esperamos que eles regularizem sua situação”, afirma o diretor-presidente do Iprev/DF Paulo Moita.
“Nosso apelo é para todos aposentados e pensionistas realizarem a prova de vida, a fim de evitar transtornos com a suspensão do benefício”, reforça.
Conforme pesquisa feita pela autarquia em 12 de maio, mais de 6 mil beneficiários estão em atraso no recadastramento. Para os nascidos em janeiro, 657 deixaram de fazer a comprovação anual. Para o mês de fevereiro, dos 5.200 aposentados e pensionistas aniversariantes, 878 estão pendentes de regularização. Em março, 1.310 não fizeram a prova de vida e no mês de abril, 3.084 ainda precisam realizar o procedimento obrigatório.
A comprovação pode ser feita presencialmente, em qualquer agência do BRB. Para quem não conseguir ir ao banco, o Iprev disponibilizou outros meios.
Como realizar a prova de vida
Aplicativo
O aplicativo Prova de Vida GDF está disponível na App Store e no Google Play.
Residentes fora do DF
Aposentados e pensionistas residentes em território nacional, mas fora do DF, devem encaminhar ao Iprev-DF a Declaração de Prova de Vida. O documento deve ser preenchido no mês de realização da prova. Não será aceita Declaração de Vida com reconhecimento de firma por semelhança.
Visita domiciliar
A visita domiciliar pode ser solicitada por beneficiários maiores de 90 anos e aposentados e pensionistas residentes no DF impossibilitados de locomoção em decorrência de doença grave ou incapacitante, comprovada por laudo médico. O pedido para a visita domiciliar deverá ser solicitado pelo e-mail agendamento@iprev.df.gov.br, com atestado médico anexado que comprove a condição de impossibilidade de locomoção.
Residentes no exterior
Quem está na condição de aposentado ou pensionista e mora no exterior pode utilizar o aplicativo Prova de vida GDF ou encaminhar correspondência. Para residentes em locais onde haja consulado ou representação diplomática, é possível encaminhar ao Iprev-DF declaração de comparecimento emitida pelo órgão de representação diplomática ou consular do Brasil no exterior e cópia dos documentos autenticados. Se a localidade não possuir consulado ou representação diplomática, a pessoa interessada deve preencher o Formulário Específico de Atestado de Vida, que está disponível no site do Iprev-DF.
Internados
O responsável pelo aposentado ou pensionista que se encontra internado em unidade hospitalar deverá apresentar ao Iprev-DF declaração/laudo do médico atestando a internação do paciente naquela data.
Reclusão
Aposentados e pensionistas impedidos de fazer a prova de vida em razão do cumprimento de sentença de reclusão devem encaminhar ao Iprev-DF atestado ou Declaração de Permanência Carcerária em papel timbrado, expedido pela instituição carcerária.
The post Prova de vida: 657 nascidos em janeiro não atualizam cadastro e GDF prorroga prazo first appeared on Metrópoles.