Um grupo de arqueólogos descobriu vasos de cerâmica pré-hispânicos na Guatemala que contém vestígios do uso de tabaco. Acredita-se que a substância tenha sido utilizada em infusões líquidas para induzir visões em rituais.
A coleção de cerâmicas foi descoberta no sítio arqueológico de Cotzumalhuapa;O local foi uma das maiores cidades da Mesoamérica durante o Período Clássico Tardio, entre 650 e 950 d.C.;A análise química dos vasos de cerâmica revelaram a presença de nicotinaUma estátua encontrada em Cotzumalhuapa apresneta uma coroa com folhas semelhante a folhas de tabaco (Crédito: Oswaldo Chinchilla Mazariegos)
A descoberta publicada recentemente na revista Antiquity é uma evidência física do uso de tabaco pelos povos mesoamericanos. Anteriormente, a partir de relatos de colonos e outros estudos, já se sabia do uso de substância, mas ainda existiam poucas provas arqueológicas.
Sabíamos que o tabaco era uma substância muito importante empregada para uma variedade de fins rituais e terapêuticos na antiga Mesoamérica e em todo o Novo Mundo. No entanto, as evidências arqueológicas são escassas porque os restos de tabaco raramente são preservados bem.
Oswaldo Chinchilla Mazariegos, coautor do estudo, em comunicado
Leia mais:
Egípcios bebiam sangue com drogas alucinógenasSementes venenosas e alucinógenas eram guardadas em ossos por romanosPessoas já usam drogas há pelo menos 3 mil anos
O tabaco era usado para provocar alucinações
No estudo, os arqueólogos utilizaram vasos de cerâmica encontrados entre os anos de 2006 e 2007, próximos à acrópole de El Baúl, em Cotzumalhuapa. As amostras analisadas foram raspadas no interior de sete vasos, onde três deles deram positivos para vestígios de tabaco.
Devido ao formato dos vasos altos e estreitos, semelhantes àqueles utilizados para armazenar líquidos. Isso indicou que ao invés da substância ter sido fumada ou cheirada, ela provavelmente foi consumida como uma infusão líquida.
É possível que o consumo do líquido tenha sido feito ao mesmo tempo que o tabaco era fumado e cheirado. Acredita-se que a mistura tenha sido utilizada em rituais narcóticos, onde a nicotina induzia sono profundo, visões e transes divinatórios, de acordo com os pesquisadores. Existem evidências de que os astecas e os povos indígenas do Caribe também utilizavam a nicotina em rituais.
Anteriomente ja haviam sido encontradas evidencias do uso de tabaco na Mesoamérica (Crédito: sisi2017/ shutterstock)
A descoberta oferece evidências de que o tabaco era utilizado nas Américas muito antes do que os pesquisadores pensavam. Essa não é a primeira vez que achados como esses são feitos, em 2021, sementes carbonizadas foram encontradas em Utah, indicando que a substância era utilizada há 12 mil anos.
O post Uso de tabaco existe há mais de mil anos, diz pesquisa apareceu primeiro em Olhar Digital.