- Advertisement -spot_img
HomeBrasíliaApenas 10% do DF se vacinou com a bivalente uma semana após...

Apenas 10% do DF se vacinou com a bivalente uma semana após ampliação da campanha

- Advertisement -spot_img

A primeira semana após a ampliação da campanha de vacinação contra Covid-19 com o imunizante bivalente terminou com mais de 90% do Distrito Federal sem comparecer aos postos de saúde. A nova dose está disponível para qualquer pessoa com 18 anos ou mais desde 25 de abril. Mesmo assim, só 9,7% dos brasilienses estão com o ciclo vacinal completo.

O imunizante está disponível em unidades básicas de saúde (UBSs), com funcionamento das 8h às 17h, e em um drives-thru. Veja, neste link, onde se vacinar.

Nem metade dos idosos de até 80 anos tomou o imunizante bivalente. Desde 27 de fevereiro, esta vacina está liberada para todas as pessoas acima de 70 anos. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do DF, apenas 41,6% dos brasilienses acima de 80 anos e 39% das pessoas de 70 a 79 anos compareceram aos postos para receber a proteção.

Para os maiores de 60 anos, a vacina bivalente foi liberada em 6 de março. Quase dois meses depois, a cobertura vacinal ainda não chegou a um terço desse público-alvo, com apenas 29,5%.

As demais faixas etárias estão todas com a cobertura da vacina bivalente abaixo dos 10%. Outro ponto que o estudo apresenta é que quanto menor a idade, menor a proporção de pessoas se imunizando com esta dose de reforço.

Apenas 8,3% das pessoas de 50 a 59 anos buscaram pela bivalente. Já entre o público de 40 a 49 anos, 4,4% dos brasilienses se imunizaram; de 20 a 29 anos têm apenas 3,5% com cobertura vacinal completa. Na lanterna dos imunizados, somente 1,9% do público-alvo de 18 e 19 anos se protegeram com a vacina bivalente.

“É um número bem baixo das coberturas, e não só da Covid, outras doenças também têm tido menor procura para se imunizar”, alertou o vice-presidente da sociedade de infectologia do Distrito Federal, Alexandre Cunha.

“Como a Covid está de certa forma controlada, as pessoas têm uma sensação de segurança. Além disso, há, ainda, a disseminação de notícias falsas sobre os imunizantes, que acabam afastando as pessoas de se protegerem”, explica. O especialista destacou, também, que a falsa sensação é o que faz com que os mais jovens sejam os que menos procuram pela vacina. “É um grupo com menos risco, então eles se sentem já protegidos”, concluiu o infectologista.

Outras vacinas

A vacina bivalente protege contra a variante original do novo coronavírus e ainda contra as cepas que surgiram depois, como a Ômicron, por exemplo.

Até o momento foram aplicadas 237.827 doses da vacina bivalente no DF. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 90% da população.

O reforço com a bivalente não é a única dose que está abaixo da média. Do total, 81,4% dos moradores do DF receberam a primeira dose. Já a segunda dose conta com 78% do mesmo público.

A primeira dose de reforço tem apenas metade do DF vacinado, com 50,5% das pessoas. A segunda dose vacinal registra apenas 43% das pessoas buscando se imunizar.

Taxa de transmissão

De acordo com o boletim semanal da Secretaria de Saúde do DF divulgado nesta terça-feira (3/5), a taxa de transmissão da Covid está em 1,02. Isso significa que a 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 102. “Se a taxa for maior que 1, a epidemia avança”, informa o documento.

A taxa de transmissão estima o número médio de casos secundários de uma doença causadas por uma uma pessoa infectada durante seu período infeccioso.

The post Apenas 10% do DF se vacinou com a bivalente uma semana após ampliação da campanha first appeared on Metrópoles.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img