Toninho Tornado, 50, reivindicou a autoria do termo “calabreso”, popularizado recentemente após ser citado por Davi Brito, 21, no BBB 24. O humorista entrou com uma representação no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) para impedir que o bordão seja registrado por outra pessoa.
“O termo é utilizado por Toninho Tornado em suas atividades profissionais/artísticos desde o ano de 2018”, afirma nota divulgada por sua assessoria, que destaca que o artista é “nacionalmente reconhecido por seus bordões que inserem a letra ‘O’ ao final das palavras em suas pegadinhas”.
Após a recente popularização do termo, o Instituto Maria Preta entrou com um pedido de registro do termo no INPI. A instituição seria ligada a Mani Rego, então mulher de Davi Brito, e teria feito a solicitação em fevereiro, antes mesmo do término do programa, segundo o registro.
Com isso, os representante de Toninho Tornado se posicionaram de forma contrária ao pedido, também acionando o órgão. O instituto foi procurado pela reportagem, mas ainda não respondeu.
“Requerer o registro da marca demonstra a mais clara intenção de uso indevido do bordão e a tentativa de auferir ganhos financeiros com o algo criado por outro artista viola padrões de conduta éticas, ferindo o direito de autor garantido pela Lei de Direitos Autorais”, aponta assessoria do artista.
Compartilhe:
O conteúdo “Calma, Calabreso“: Toninho Tornado reivindica autoria de frase usada por Davi aparece primeiro em República Noticias.