Em 2023, um estudo realizado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil revelou que Santa Catarina é o segundo estado do Brasil com o maior número de cidades em áreas de risco de desastres naturais. O estado possui 207 municípios nesta situação, ficando atrás apenas de Minas Gerais, que lidera com 283 cidades.
Este levantamento atualiza os dados de 2012 e foi desenvolvido com a colaboração de outros ministérios, como o de Integração e Desenvolvimento Regional, das Cidades, Meio Ambiente, e Ciência e Tecnologia. Ele faz parte das iniciativas do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Para que uma cidade seja incluída na lista de áreas de risco, alguns critérios devem ser atendidos. Entre eles, a cidade deve ter registrado mais de 900 desalojados e pelo menos 10 incidentes de desastres naturais no período de 1991 a 2022. Um alto índice de vulnerabilidade a inundações também é um fator determinante.
A listagem completa das cidades em Santa Catarina que estão em áreas de risco pode ser acessada através dos canais oficiais do governo, oferecendo aos moradores e autoridades locais informações cruciais para o planejamento e gestão de crises.
Com informações de ND+
O conteúdo Santa Catarina é o segundo estado com mais áreas de risco de desastres naturais no Brasil aparece primeiro em República Noticias.