Subiu para 136 o número de mortos em decorrência das chuvas intensas no Rio Grande do Sul, conforme divulgado pela Defesa Civil estadual na manhã deste sábado (11).
Até o momento, há 141 pessoas desaparecidas e os esforços de busca continuam. As enchentes e deslizamentos resultaram em 339.928 desalojados e 71.398 pessoas estão sendo abrigadas em instalações temporárias.
O total de afetados pelos eventos climáticos chegou a 1.951.402 pessoas. A resposta de emergência inclui a atuação de 27.589 agentes da Defesa Civil, que utilizam 4.398 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações nas operações de resgate e assistência.
As autoridades confirmaram 756 feridos até agora. Durante as operações de resgate, 74.153 pessoas foram retiradas de áreas de risco e 10.348 animais foram salvos.
A Defesa Civil alerta os cidadãos para verificarem a lista de desaparecidos e, se necessário, procurarem a delegacia de Polícia Civil mais próxima para regularizar a situação.
O órgão também oferece um serviço de cadastro para receber alertas meteorológicos via SMS ou WhatsApp, uma medida que visa aumentar a preparação e segurança da população diante de novas adversidades climáticas.
Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
O conteúdo Sobe para 136 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul aparece primeiro em República Noticias.