A Rede Sismográfica Brasileira, utilizando dados do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, detectou uma série de tremores de terra na Serra Gaúcha.
Os eventos ocorreram nos municípios de Caxias do Sul, Pinto Bandeira e Bento Gonçalves, na madrugada desta segunda-feira (13), e foram sentidos por moradores de várias localidades.
O primeiro abalo, com magnitude de 2,4, teve seu epicentro em Bento Gonçalves às 1h48, seguido por um segundo tremor de magnitude 2,3 em Pinto Bandeira às 2h37. Dois tremores subsequentes, ambos de magnitude 2,8, ocorreram em Caxias do Sul, com o primeiro às 2h58 e o segundo às 3h03. Apesar do susto, o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul confirmou que não houve danos estruturais significativos nem a necessidade de interdições.
Os tremores coincidiram com um período de chuvas intensas na região, com acumulados que variaram de 200 a 250 mm em áreas próximas, o que pode ter influenciado a ocorrência dos sismos. Bruno Collaço, sismólogo da USP, destacou que, embora seja raro, a relação entre as chuvas e os tremores não pode ser completamente descartada.
Pesquisas adicionais serão necessárias para determinar a causa exata desses eventos sísmicos, que continuam sendo um fenômeno relativamente comum na região, com 27 sismos registrados nos últimos dez anos.
COM INFORMAÇÕES DE METSUL
O conteúdo Tremores atingiram ao menos 3 cidades do Rio Grande do Sul aparece primeiro em República Noticias.