Na tarde desta segunda-feira (27), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da 15ª Delegacia de Polícia (DP), realizou mais uma fase da operação “São Francisco” e resgatou três cachorros que estavam sendo mantidos presos em uma casinha na região de Ceilândia.
O tutor dos animais já havia sido investigado na fase anterior da operação, ocorrida em 19 de maio, e se comprometido a melhorar as condições de vida dos cachorros. No entanto, os cães ainda estavam sendo mantidos em condições inadequadas e apresentavam sinais de desnutrição.
Durante esta fase da operação, a polícia investigou 17 denúncias anônimas de maus-tratos a animais. A maioria das denúncias relatava casos de abandono de cachorros em terrenos após a mudança dos proprietários, manutenção de animais em locais impróprios ou falta de higiene.
Os três cachorros foram apreendidos e entregues aos cuidados de um protetor de animais. O tutor não foi preso em flagrante, pois não estava em casa no momento da ação policial e também não foi localizado em seu local de trabalho. Um inquérito policial foi instaurado contra ele, e o homem foi indiciado por três crimes de maus-tratos a animais.
Conforme informações da PCDF, a pena para crimes de maus-tratos a cães e gatos varia de 2 a 5 anos de reclusão por cada animal maltratado, além de multa e proibição da guarda de animais.
O post Três cães são resgatados de maus-tratos em Ceilândia apareceu primeiro em Jornal de Brasília.