Moradora do prédio incendiado em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, Lia Pereira (foto abaixo), 46 anos, disse ter visto vizinhos pularem da janela para escapar das chamas, na manhã desta terça-feira (27/8). As vítimas, um casal com um bebê, porém, morreram na queda.
Residente do 7º andar, ao lado do apartamento das vítimas, Lia estava acompanhada da irmã quando ouviu um estrondo. Ela logo recolheu os pets para fugir, mas as chamas já tinham tomado o espaço.
“Estava cuidando das minhas coisas e escutei a explosão. Quando pegamos os cachorros para sair, já estava tudo tomado pelo fogo. Acabou tudo no meu apartamento. Não salvei nada, nem os documentos. Só os cachorros, o gato foi para debaixo da cama”, contou, suja de cinzas.
A dona de casa ainda disse ter visto o momento em que o casal vizinho começou a jogar alguns pertences pela janela e se preparou para pular do prédio. “Foi desesperador.”
Ela e a irmã chegaram a rasgar as redes de proteção do próprio apartamento, mas acabaram escolhendo esperar o resgate. “Minha irmã ainda tentou, tive que segurar ela.”
Assista relato:
“Sensação de não ter o que fazer”
Moradora do primeiro andar do prédio, a pensionista Maria Portugal, de 70 anos, afirmou que também ouviu um barulho de explosão e desceu as escadas para sair do bloco. No térreo, ela viu o momento em que a família se jogou da varanda do imóvel e morreu.
“Desci assim que ouvi a explosão. Vi a cena toda [do casal se jogando], foi triste demais de ver. Quando eles caíram, eu saí aos gritos, não sabia nem o que fazer. Corri para um lado, para o outro. É uma sensação de não ter o que fazer.”
Manutenção em dia
O sindico Anderson Oliveira, 43, lamentou o acidente. “Não quero saber do prejuízo financeiro. Temos seguro para isso. Não estamos preocupados, temos bons advogados.”
Ele afirma que o incêndio não foi causado por uma manutenção no prédio, mas não descarta que algum procedimento possa ter causado o acidente dentro do apartamento. “Da porta pra dentro eu não sei, mas da porta para fora nada estava acontecendo.”
Incêndio
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) recebeu um chamado para a ocorrência por volta das 11h desta terça-feira (27/8). No entanto, a situação se agravou rapidamente, segundo a corporação.
A tragédia aconteceu no Bloco E do Condomínio Parque das Árvores, no bairro Parque Rio Branco. A corporação do Distrito Federal também atuou no atendimento às vítimas e detalhou que, além da família que pulou do apartamento, um cachorro morreu.
Apesar de moradores apresentarem diversas versões quanto às causas do incêndio, o CBMGO destacou que a causa do incêndio só poderá ser determinada após perícia técnica detalhada no edifício.
Veja imagens: