Entre o restante desse domingo (12) e a manhã da segunda-feira (13), a atuação de uma frente fria semi-estacionária entre SC e o RS e a influência de uma área de baixa pressão (cavado) segue mantendo a chuva persistente, por vezes intensa e volumosa em áreas do Litoral Sul (especialmente o trecho mais sul dessa região) e em algumas áreas da Serra.
Entretanto, a partir do final do dia e principalmente madrugada e manhã de segunda-feira (13), o sistema frontal começa a finalmente a avançar para norte como frente fria, favorecendo o aumento das instabilidade com condição para chuva pontualmente intensa acompanhada de temporais isolados em todas áreas próximas ao RS, incluindo o Grande Oeste e regiões próximas a essas regiões, como Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte.
O risco é ALTO nas áreas em laranja, MODERADO nas áreas em amarelo e BAIXO nas áreas em verde do mapa para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos à rede elétrica.
Os acumulados de precipitação ainda podem superar os 50 mm nas áreas em laranja, podendo ser ainda maiores no Extremo Sul do Litoral Sul e variam entre 30 e 50 mm nas áreas em amarelo do mapa.
O conteúdo Com 230mm em 48h, SC atualiza mapa de risco para enchentes aparece primeiro em República Noticias.