Um recente boletim do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS) indicou que o nível do Guaíba pode superar seu último recorde histórico e atingir marcas inéditas entre segunda (13) e terça-feira (14).
A estimativa é que o nível da água chegue a 5,5 metros, ultrapassando o recorde de 5,33 metros registrado no dia 5 deste mês. As chuvas contínuas que atingem o estado são as principais causas deste aumento.
Nas últimas 48 horas, a região registrou precipitações significativas, e o boletim alerta para o risco de mais chuvas fortes, especialmente na metade norte do estado, com possíveis volumes acima de 100 milímetros e ventos sul intensos com rajadas que podem chegar a 50km/h na região da Lagoa dos Patos.
Este cenário elevado já se confirmou com a última medição feita neste domingo (12), onde as águas do Guaíba atingiram 4,65 metros. O limite de segurança para inundação é de três metros, indicando que a situação já é crítica.
Em Porto Alegre, especialmente na Zona Norte, a população e voluntários têm se organizado no resgate de vítimas e na triagem de donativos, enquanto outras famílias começam a deixar suas casas em busca de segurança. O estado já contabiliza impactos severos devido às chuvas, incluindo um total de 143 mortes relatadas recentemente em decorrência das condições climáticas adversas.
O conteúdo Alerta: Guaíba, no RS, pode atingir novo recorde histórico entre segunda e terça-feira aparece primeiro em República Noticias.