- Publicidade -
HomeBrasilFérias em família: como aproveitar o recesso com as crianças

Férias em família: como aproveitar o recesso com as crianças

- Publicidade -

As férias são essenciais para fortalecer os laços e criar conexões emocionais com a família. Durante esse período, é possível proporcionar momentos e atividades em conjunto que podem favorecer o tempo de qualidade, diálogos saudáveis, memórias afetivas e crescimento socioemocional.

Apesar disso, alguns pais se sentem perdidos durante o recesso escolar por não saberem como aproveitar o descanso com as crianças. O Metrópoles conversou com especialistas sobre o planejamento necessário para esse período.

Nada de ficar apenas no celular ou em frente à TV. As atividades em família favorecem não somente a criança ou adolescente, como também os próprios cuidadores. De acordo com a psicóloga clínica infantojuvenil Twany Martins, as férias “são oportunidades de fortalecer as interações familiares, possibilitando o compartilhamento de ideias, valores, dúvidas, receios, experiências, escuta e voz ativa de cada membro familiar”.

A também psicóloga Karen Bonifácio diz que é fundamental que os filhos percebam o momento com os pais como um tempo de qualidade. “É extremamente importante pois é um momento de fechamento e abertura de ciclos, principalmente dentro da área acadêmica. É quando a criança faz um levantamento das habilidades que ela conseguiu atingir”, afirma.

Algumas sugestões de atividades em família são:

  • Leitura, pois incentiva a imaginação, criatividade e senso crítico;
  • Jogos de tabuleiro e cartas, que estimulam habilidades de identificação e regulação emocional;
  • Incentivar atividades que envolvam arte, música e movimento corporal, como por exemplo visita à exposição de arte ou criar uma coreografia;
  • Estimular o contato com a natureza, como passeios em parques para fazer piqueniques, andar de bicicleta, construir castelo de areia, cultivar horta, etc;
  • Atividades esportivas, como futebol, corridas e/ou gincanas;
  • Inserir a criança/adolescente nos afazeres do dia-a-dia, cozinhar juntos ou arrumar o quarto. Use esse tempo para escuta ativa e troca de experiências. Uma dica é usar das atividades cotidanas com criativide.

Karen Bonifácio alerta para a importância do gasto de energia dos pequenos. “Indico passeios que gastem energia, como caminhar no parque ou de bicicleta, patins e etc. Entendo que para os pais pode ser mais cansativo quando as crianças estão de férias, mas cansar eles ainda é a melhor alternativa para conseguir descansar”, esclarece.

Há, ainda, momentos em os pais não estão de férias, mas as crianças estão. Twany Martins afirma que, nesses casos, é importante buscar suporte externo, como por exemplo a rede de apoio familiar, amigos e colônias de férias para que as crianças ainda tenham momentos de lazer e descanso.

Além disso, a psicóloga realça a importância de priorizar o período de folga, mesmo que seja apenas o das crianças, para realizar uma atividade dedicada à elas, com objetivo de fortalecer os vínculos afetivos. “Mesmo distante, demonstre à sua criança ou adolescente que se importa e deseja que ela aproveite as férias. Deixe bilhetes, mande uma mensagem, prepare o café da manhã, conte sobre seus planos para quando você também estiver de férias”, finaliza.

- Publicidade -
- Publicidade -
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Publicidade -
Related News
- Publicidade -