- Publicidade -
spot_img
HomeBrasilGoverno Lula projeta que inflação voltará para a meta em 2026, diz...

Governo Lula projeta que inflação voltará para a meta em 2026, diz LDO

- Publicidade -

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) projetou que a inflação voltará à meta no próximo ano. É o que diz o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026, enviado ao Congresso Nacional nesta terça-feira (15/4).

Segundo o documento, a equipe econômica prevê que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), será de 3,50% no acumulado de 2026 — ou seja, dentro da meta.


O que é a LDO?

  • A Lei de Diretrizes Orçamentárias é um documento que estabelece as regras para a elaboração da Lei Orçamentária Anual do ano seguinte, ou seja, o Orçamento Federal.
  • A LDO também determina o nível de equilíbrio geral entre receitas e despesas, ou seja, a meta fiscal para o ano seguinte que deverá ser seguida pelo Executivo.
  • Outro ponto que consta na LDO é a proposta de salário mínimo para o exercício seguinte, bem como as projeções para o crescimento do país (Produto Interno Bruto), inflação e taxa de juros (a Selic).
  • O documento traça as regras para execução das despesas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
  • Além disso, a LDO autoriza o aumento de despesas com pessoal — pagamentos feitos a servidores públicos (ativos e inativos) e pensionistas.

A projeção vem após o Banco Central sinalizar, por diversas vezes, que a meta inflacionária de 2025 deve ser descumprida ainda em junho (entenda o sistema de metas abaixo). Se acontecer, esse seria o segundo ano consecutivo em que o objetivo é descumprido.

Inflação para 2026

O Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceu a inflação em 3% para 2025 e 2026, com variação de 1,5 ponto percentual – isto significa, com piso de 1,5% e teto de 4,5%. Ela será considerada cumprida se oscilar dentro desse intervalo de tolerância.

A partir deste ano, a meta de inflação é contínua, e não mais por ano-calendário. Ou seja, o índice é apurado mês a mês. Se o IPCA acumulado em 12 meses ficar fora desse intervalo por seis meses consecutivos, a meta é considerada descumprida.

O PLDO indica que a projeção do governo para a inflação é de estouro do teto da meta neste ano, mas que no exercício seguinte o índice ficará acomodado dentro do intervalo de tolerância.

Confira as estimativa abaixo:

  • 2025: 4,90%
  • 2026: 3,50%
  • 2027: 3,10%
  • 2028: 3%
  • 2029: 3%
- Publicidade -
- Publicidade -
Midias Sociais
35,000FansLike
419,000FollowersFollow
ÚLTIMAS NOTICIAS
- Publicidade -
Relacionadas
- Publicidade -