Empresas de pesquisa começam a ceder cada vez que as eleições se aproximam.
Divulgado na última sexta-feira (5), o levantamento do Instituto Brasmarket aponta o presidente Jair Bolsonaro (PL) como favorito na corrida pela Presidência da República, com 39,9% das intenções de votos, contrariando os resultados das pesquisas de empresas opositoras ao governo como o Instituto Datafolha.
Neste cenário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em segundo, com 33,1%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 6,3%, e Simone Tebet (MDB), com 1,7%. Os demais candidatos ficaram abaixo de 1%, Pablo Marçal (Pros) 0,7%, Eymael (DC) 0,5%, Luiz Felipe d’Avila (NOVO) 0,2%, Leonardo Péricles (UP) 0,2%, Vera Lúcia (PSTU) 0,2% e Sofia Manzano (PCB) 0,1%. Brancos e nulos somam 6,8%, e não sabem ou não responderam 10%.
O levantamento foi realizando com 2.000 pessoas, entre os dias 30 de julho e 2 de agosto. A margem de erro é de 2,2%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05691/2022.
O resultado não surpreende a aqueles que acompanham as visitas do presidente pelas cidades do Brasil que arrastam multidões, algo bem diferente das visitas de Lula que evita sair do hotel para não ter conflitos com a população.