O primeiro piloto automático de avião foi desenvolvido em 1912 pela Sperry Corporation, atrás da qual encontramos o inventor americano Elmer Ambrose Sperry. Este homem foi co-inventor com o físico alemão Hermann Anschütz giroscópio-Kaempfe, essencialmente, um tipo moderno do giroscópio, indicando o norte geográfico ou norte verdadeiro (não magnético), girando a bússola 22 graus no sentido horário você encontra o norte verdadeiro.
Este sistema piloto automático provou seu desempenho em um vôo real em 1914. O sistema em si era bastante simples: um indicador de altitude giroscópico e Bússola,o leme, elevadores e ailerons, que foram operados hidraulicamente ligados (sistema hidráulico move atuadores) que por sua vez movem os três principais equipamentos de comando e controle: leme de cauda, retranca e flaps de asa, que permitem que o avião mude de direção)
O sistema piloto automático também é complementado com um ADF radioayuda equipamento de *rádio-localização*.
Desta forma, o avião ainda estava voando em VELOCIDADE reta constante e nível de vôo (osso completamente horizontal)osso= corpo do avião, gíria de piloto ( sem guinada, sem arremesso, sem rolo), sem que o piloto tenha que colocar as mãos no joystick!
Este sistema nasceu para ajudar o piloto durante a sua missão e libertálo de parte do trabalho, que depois de horas causa uma carga significativa e fadiga nos braços, ombros e costas.
Como você pode ver, é um sistema simples: O avião estava voando em linha reta, para seu destino,livre de quaisquer outros objetos, mas em todas as vezes que o piloto tinha que manter um eye voo(manobra) para reagir a um incidente imprevisto ou para alterar o vôo claro vai com as mãos ao joystick.
Em suma,todos os equipamentos que mantém a aeronave rígida do céu (voando horizontalmente) são mecânicos até aos dias de hoje,sem cálculos eletrônicos para embicar a aeronave para corrigir a suposta curvatura da Terra Plana!