O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), decretou sete dias de luto oficial em homenagem ao papa Francisco. O líder religioso faleceu na madrugada desta segunda-feira (21/4), informou o Vaticano.
Em justificativa para o ato, Alcolumbre afirmou que o falecimento do pontífice “representa uma perda inestimável”.
“O papa Francisco destacou-se por seu compromisso com os valores da humildade, da justiça social e da solidariedade com os mais pobres. Suas ações transcenderam fronteiras religiosas; sua liderança espiritual, marcada pela simplicidade e pelo acolhimento, inspirou milhões ao redor do mundo”, pontuou.
Mais cedo, nesta segunda-feira (21/4), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já havia decretado luto oficial em todo o país, pelo mesmo período.
“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de sete dias, contado da data de publicação deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco, a quem serão tributadas honras fúnebres de Chefe de Estado”, diz o decreto.
O ato é uma forma de o estado brasileiro homenagear grandes personalidades que faleceram. Durante o período, bandeiras hasteadas em órgãos públicos ficam a meio mastro.