O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está a caminho de Davos, na Suíça, para participar do Fórum Econômico Mundial de 2025. Ele chegará em território suíço no início da tarde desta terça-feira (21/1). Silveira participou da reunião ministerial realizada nesta segunda-feira (20/1), em Brasília, e foi escalado de última hora pelo presidente Lula para representar o Brasil.
Além da atração de investimentos para a agenda verde do país, o titular de Minas e Energia deverá promover a transição energética e tratar de questões relacionadas à COP30, que será sediada em Belém (PA), em novembro deste ano.
Helder Barbalho parabeniza Trump e o convida para a COP 30
Neste ano, assim como ocorreu em 2024, o Ministério da Fazenda não vai mandar representante. No ano passado, coube à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, representar o governo brasileiro no Fórum.
Em 2023, primeiro ano da atual gestão petista, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez uma dobradinha com Marina no evento. Já Lula, até agora, optou por não ir a nenhuma edição em seu terceiro mandato.
A 55ª reunião anual do fórum terá como tema “Colaboração para a Era Inteligente” e vai receber mais de 100 governos, além das principais organizações internacionais e líderes da sociedade civil, especialistas, representantes de jovens, empreendedores sociais e meios de comunicação.