A ONU Turismo divulgou, nessa segunda-feira (14/7), que o Brasil ocupa a segunda posição em âmbito mundial na entrada de turistas estrangeiros, ficando atrás somente do Paraguai. De janeiro a junho deste ano, o país recebeu mais de 5,3 milhões de visitantes estrangeiros, um crescimento de 48% comparado ao mesmo período do ano passado. O Rio de Janeiro lidera o interesse dos gringos para as férias de julho.
O Plano Nacional de Turismo (PNT) projetava a entrada de 6,9 milhões de viajantes internacionais neste ano. O número atual representa 77,3% da meta prevista. Se o ritmo se manter, o Brasil pode ultrapassar sinda neste ano a previsão de 8,1 milhões de turistas estrangeiros estabelecida para 2027.
“A posição do Brasil no ranking da ONU Turismo só reforça o excelente momento que estamos vivendo no turismo no nosso país. O crescimento apresentado é expressivo e mostra que o trabalho qualificado que estamos realizando em todas as regiões do país está trazendo o resultado esperado”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Segundo o Ministério do Turismo, o crescimento de turistas estrangeiros está na estratégia do “Plano Brasis” que busca consolidar destinos do Brasil em mercados globais para valorizar a diversidade, natureza e patrimônio cultural.
Destinos procurados
Em janeiro deste ano, 1.483.669 turistas internacionais desembarcaram em solo brasileiro. É o melhor primeiro mês do ano desde 1970, início da série histórica. Os dados são do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal.
Leia também
-
“O turismo internacional gerou para o Brasil 7,3 bilhões de dólares”
-
Séries brasileiras colocam o país na rota do turismo internacional
-
Arnold Classic: quando será o maior evento de fisiculturismo no Brasil
-
Turismo no Brasil poderá ser financiado por banco internacional
O Rio de Janeiro está em 1º lugar no que diz respeito ao interesse dos visitantes estrangeiros para as férias de julho. A região recebeu 502.259 turistas internacionais em janeiro e fevereiro deste ano, sendo 240.151 em janeiro e 262.108 em fevereiro.
O interesse dos gringos por outras cidades brasileiras, também se reflete em Búzios (RJ), com crescimento de 144%, Florianópolis (SC), com 108%, Foz do Iguaçu (PR), com 248%, e Porto de Galinhas (PE), com 153%. A colocação espelha nas maravilhas destas cidades, incluindo praias, monumentos históricos, experiências urbanas e a mãe natureza.