Uma pesquisa do Instituto Locomotiva com a QuestionPro mostra que 61% do brasileiros gostariam de receber ovos de Páscoa no lugar de barras ou bombons, o que corresponde a 99 milhões de pessoas.
O estudo ainda aponta que 79% do brasileiros revelaram que pretendem presentear alguém com os tradicionais ovos de chocolate. Mesmo com a alta no preço dos chocolates, a Páscoa deve movimentar a economia em 2025, pois 86% dos brasileiros afirmam que pretendem comprar produtos temáticos na data. A intenção de compra supera a dos anos anteriores.
O levantamento mostra que a intenção de compra é alta em todas as classes sociais em 2025, com destaque para as classes A e B, em que 92% afirmam que devem comprar produtos relacionados à Páscoa. Entre a classe C, o índice é de 86%, e entre os brasileiros pertencentes às classes D e E, 76% pretendem fazer compras para a data. Entre brasileiros com filhos, a taxa chega a 91%.
“Os números mostram a importância do aspecto simbólico no consumo de alguns produtos: mesmo achando injusto que os ovos custem mais do que as barras de chocolate com o mesmo peso, a maioria dos brasileiros ainda escolhe o ovo na hora de presentear”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
“O presente na Páscoa não é a simples entrega de um bem medido pelo peso, é também um ritual, um gesto de afeto, e os ovos ainda cumprem melhor esse papel”, conclui Meirelles.
Segundo o levantamento, para 84% dos brasileiros, a Páscoa é um momento para estar com a família e 77% enxergam a data como uma oportunidade de presentear pessoas queridas. Apesar de 66% considerarem injusto que ovos de Páscoa custem mais do que barras de chocolate com o mesmo peso, o formato tradicional segue valorizado.
O ovo de Páscoa continua sendo o presente mais citado pelos brasileiros, visto que 79% declararam intenção de presentear alguém com esse formato, mas os chocolates em versões tradicionais, como barras e bombons, também aparecem com força nas intenções de compra, sendo mencionados por 55% dos entrevistados.
Em relação aos valores que pretendem gastar para a data, 32% dos brasileiros revelaram que devem gastar entre R$ 100 e R$ 200, enquanto 26% devem gastar até R$ 100 — percentual que sobe para 41% entre as classes D e E. Já 23% projetam gastos entre R$ 200 e R$ 500, e 10% indicam a intenção de gastar mais de R$ 500, proporção que chega a 19% entre os consumidores das classes A e B.
“Ainda que os chocolates artesanais estejam atrás das marcas tradicionais em volume de escolha, eles têm um peso importante na decisão de compra. O consumidor busca alternativas mais autorais, personalizadas e com propósito. Ao mesmo tempo, essa demanda abre espaço para o microempreendedor brasileiro, que vê na Páscoa uma chance real de se inserir no mercado com diferencial de produto”, destaca Meirelles.
A pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva com a QuestionPro ouviu com 1.875 pessoas em todo o Brasil.