O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), desistiu de ir ao ato em favor da anistia a presos do 8 de Janeiro, organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em São Paulo. O motivo, segundo o chefe do Executivo estadural, são as fortes chuvas que atingiram o estado do Rio neste fim de semana.
“Infelizmente, por causa de todo esse acontecido no Rio de Janeiro, eu avisei ao presidente Jair Bolsonaro, ao presidente [do PL], Valdemar da Costa Neto, ontem à noite, que não tenho como sair do Rio de Janeiro nesse momento”, justificou Castro em vídeo publicado no Instagram. Ele segue em Petrópolis (RJ), uma das regiões atingidas pelos temporais.
Veja:
Apesar do cancelamento, Castro ressaltou seu apoio à pauta da anistia. “Precisamos de um processo de anistia que solte pessoas inocentes, que saiba diferenciar quem foi protestar, quem foi badernar e quem foi quebrar patrimônio público”, disse o governador.
Nesse sábado (5/4), as cidades de Angra dos Reis e Petrópolis decretaram estado de emergência devido às fortes chuvas. As tempestades deixaram pessoas desalojadas e causaram deslizamentos, alagamentos, entre outros transtornos.