De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana começa com alertas de chuvas em diferentes regiões do Brasil, principalmente para o litoral da Região Nordeste e para a Região Norte.
No Nordeste, há um alerta amarelo vigente até a manhã da próxima quinta-feira (22/5). Na costa de Alagoas e Pernambuco, o alerta é vermelho, que avisa para grandes acumulados de chuva, ou seja, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Na Região Norte, há dois grandes alertas de chuva. Um de cor amarela, que aponta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
E outro na cor laranja, que indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
No total, 14 estados das regiões Norte e Nordeste estão sob aviso meteorológico.
Tempo firme
Já no Sudeste, o órgão aponta que o tempo será firme e mais seco, com dias ensolarados em São Paulo, no Rio de Janeiro e na capital Belo Horizonte, sem previsão de chuva e com calor durante a tarde desta segunda-feira (19/5).
No Centro-Oeste, o calor também segue, com poucas nuvens na região e chance de ventos moderados ao longo do dia.
No Tocantins e em Rondônia, o tempo segue firme, sem instabilidades e calor na parte da tarde.