O Partido Liberal (PL), do qual o ex-presidente Jair Bolsonaro faz parte, recolhe assinaturas na Câmara dos Deputados para conseguir pautar o requerimento de urgência para o projeto que concede anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.
A sigla passou a recolher assinaturas individuais de deputados depois de os líderes partidários preferirem não assinar o requerimento, esperando sinalização do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Como parte da nova estratégia, o partido contratou modelos para ficarem em pontos estratégicos da Câmara ajudando na mobilização. Com camisetas azuis ou amarelas e os escritos “Anistia Já”, elas seguram QR codes que encaminham os parlamentares ao sistema interno da Casa para assinar o requerimento de urgência para o projeto.
O documento permite que o texto seja apreciado direto no plenário, sem a necessidade de passar por comissões.
O PL chegou a entrar em obstrução, sem registrar presença nas comissões e no plenário da Câmara, para pressionar que o projeto fosse incluído na pauta. O presidente Hugo Motta, porém, não cedeu ao pedido do partido e outros líderes partidários não assinaram o requerimento.
Veja imagens:
Veja o vídeo abaixo:
Veja o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), conversando com as modelos: