O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que o número de contas nível ouro no Gov.br superou, pela primeira vez, o de nível bronze. A marca foi atingida nesta quinta-feira (3/4).
De acordo com dados da pasta, o site do Gov.br tem 67,55 milhões de contas ouro e 67,53 milhões de contas bronze. Ao todo, a plataforma do governo federal conta com 166 milhões de usuários.
Para o MGI, o resultado mostra que as contas dos brasileiros estão mais seguras.
“Esse é um dado a ser celebrado porque significa que as contas da maior parte dos brasileiros estão mais seguras, pois foram conseguidas a partir de validação biométrica da nova Carteira de Identidade Nacional, a CIN, ou da Justiça Eleitoral ou por um certificado digital”, explicou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
Entre os serviços mais utilizados na plataforma estão:
- Assinatura Eletrônica Gov.br;
- Meu INSS;
- Meu SUS Digital;
- Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies);
- Carteira de Trabalho Digital; e
- Carteira Digital de Trânsito.
Na Gov.br, também é possível pesquisar por serviços conforme o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador. O secretário do MGI lembrou que a declaração pré-preenchida pode ser usada apenas por contas nível prata ou ouro. Essa ferramenta facilita o envio do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF).
Como se cadastrar no Gov.br
O cadastro no Gov.br é simples, conforme o passo a passo abaixo:
- Acesse a loja de aplicativos do próprio dispositivo.
- Faça o download e abra o app.
- Depois disso, digite o CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar a conta.
Após realizar o cadastro, o cidadão preenche um formulário simples e os dados podem ser validados na Receita Federal ou no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse preenchimento só permite o nível Bronze.
O uso do aplicativo, por si só, oferece um aumento de nível de conta automaticamente. Para subir para o nível Prata, é preciso fazer o reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível validando os dados em um dos 14 bancos credenciados pelo Govbr.
Para ter uma conta ouro, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional ou a partir de um Certificado Digital compatível com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).