O Governo do Rio Grande do Sul fechou o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul após a morte repentina de 38 cisnes e patos. A decisão ocorre com a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial, nessa quinta-feira (15/5), no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A situação no zoológico é tratada como suspeita de gripe aviária. Amostras foram enviadas para testes, e o resultado é esperado para os próximos dias.
Segundo nota divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul, o parque está fechado para visitação e só deve reabrir quando a causa das mortes for descoberta.
A equipe técnica do zoológico informou que patos e cisnes de diferentes espécies morreram repentinamente, sem sintomas específicos. Os especialistas monitoram o estado de saúde das outras aves do parque.
O Serviço Veterinário Oficial do RS (SVO-RS) reforça que “o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro, já que a doença não é transmitida por meio do consumo. A população pode se manter segura, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”.
A distância entre Sapucaia do Sul e Montenegro é de cerca de 50 quilômetros. Mesmo que a prioridade seja investigar áreas localizadas em um raio de 10 km da granja, Sapucaia também entrou na mira após a morte dos animais.
“Protocolo de saneamento”
Segundo a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, a suspeita de síndrome respiratória e nervosa de aves aconteceu em um local de reprodução. As amostras foram coletadas e encaminhadas a um laboratório em Campinas (SP), que confirmou o diagnóstico.
Com a confirmação do foco, a granja foi isolada e as aves restantes eliminadas, “para que seja iniciado o protocolo de saneamento”.
Será conduzida, ainda, uma investigação complementar em raio inicial de 10 km da área de ocorrência do caso, e de possíveis vínculos com outras propriedades.
A mortalidade de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, que está fechado para visitação, também foi atendida e a Secretaria aguarda o resultado do sequenciamento.