- Publicidade -
HomeBrasilHaddad: mercado financeiro está “chateado” que governo Lula deu certo

Haddad: mercado financeiro está “chateado” que governo Lula deu certo

- Publicidade -

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o mercado financeiro está “chateado” porque, segundo ele, o governo Lula (PT) deu certo. Em entrevista ao jornal britânico Financial Times, publicada neste domingo (30/3), Haddad disse que o mercado estava “excessivamente pessimista” desde a vitória eleitoral de Lula, em 2022.

Alguns gestores de ativos que apostaram contra o governo “perderam dinheiro”, disse ele. “Eles estão chateados porque o governo deu certo”, resumiu.

Haddad insistiu que foi duro com os gastos, cortando R$ 35 bilhões do Orçamento em 2024, e disse que o governo continua a arrumar as finanças públicas. O jornal salientou, porém, que o Fundo Monetário Internacional (FMI) mostra que a dívida bruta do governo brasileiro saltará de 87,6% do PIB no ano passado para 97,6% em 2029.

Questionado se o governo tinha o déficit fiscal sob controle, ele respondeu que essa era uma pergunta que não fazia sentido e comparou seu cargo a um cara em um cockpit de Fórmula 1 no meio de uma corrida. “Você não liga para ele e pergunta se tudo está sob controle”, comparou. “Acho que temos uma boa equipe, um bom carro e, quem sabe, talvez até um bom piloto.”

Na entrevista, Haddad também defendeu que o Brasil está numa posição privilegiada no cenário global para enfrentar uma guerra comercial como um dos principais exportadores de commodities.

Ele destacou as parcerias com a China (que ele classificou como “excelente relação bilateral”) e com os Estados Unidos (“um parceiro histórico”) e também a proximidade com a União Europeia (UE) por meio do Mercosul. O acordo entre os dois blocos foi assinado em dezembro de 2024, depois de mais de 20 anos de negociação, mas ainda aguarda ratificação dos Parlamentos de cada país.

O acordo elimina tarifas em 90% do comércio bilateral, mas tem o desafio de superar a resistência de alguns Estados membros da UE, incluindo França e Polônia.

7 imagens

Presidente Lula e o ministro Fernando Haddad

Lula e Fernando Haddad em reunião no Palácio do Planalto
Lula e Haddad
Lula e Haddad antes de evento no Planalto
1 de 7

Haddad despachou com o presidente na residência que Lula mantém em SP

Ricardo Stuckert/Presidência da República

2 de 7

Presidente Lula e o ministro Fernando Haddad

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

3 de 7

Ricardo Stuckert/PR

4 de 7

Lula e Fernando Haddad em reunião no Palácio do Planalto

Vinícius Schmidt/Metrópoles

5 de 7

Lula e Haddad

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

6 de 7

Lula e Haddad antes de evento no Planalto

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

7 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

Na guerra comercial entre China e EUA, o ministro descartou a possibilidade de o Brasil escolher um lado entre seus dois maiores parceiros comerciais.

Lula: comércio com EUA envolve esgotar todas as palavras do dicionário

O titular da Fazenda também frisou que o Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo, e sua indústria de processamento tem ganhado importância. “O Brasil não é mais apenas o celeiro do mundo. O Brasil está se transformando em parte em uma espécie de supermercado do mundo”, afirmou.

- Publicidade -
- Publicidade -
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Publicidade -
Related News
- Publicidade -