A partir desta sexta-feira (30/5), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios em 5 mil agências dos Correios espalhadas pelo país, localizadas em todos os estados.
A ação, fruto de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, tem como objetivo oferecer um atendimento presencial e mais acessível a quem tem dificuldade com meios digitais. Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Não é necessário levar qualquer extrato ou comprovante.
O presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, ressaltou que a parceria mostra que os Correios estão “prontos para oferecer soluções que levem segurança, dignidade e acesso aos direitos fundamentais para todos, especialmente para aqueles que mais precisam”.
Por sua vez, presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que a medida visa garantir que nenhum cidadão fique sem acesso ao direito de contestar descontos indevidos. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados brasileiros”.
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Para o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a parceria faz parte do esforço concentrado do governo para atender aposentados e pensionistas lesados pela fraude dos descontos.
“Os Correios se somam neste grande compromisso do governo para que nenhum aposentado fique no prejuízo. Vamos ampliar o atendimento, fazer atendimento olho no olho e alcançar aqueles que são mais vulneráveis, que não têm acesso à tecnologia ou que por outro motivo queira receber o auxílio presencial.”
O atendimento será contínuo, sem prazo para encerrar. Também estão previstas ações itinerantes para alcançar regiões afastadas.
A orientação é que quem já tiver feito a consulta pelos canais digitais — Meu INSS, site do INSS ou Central 135 — não precisa comparecer às agências.
O INSS e Correios alertam que ninguém está autorizado a fazer visitas domiciliares. Qualquer abordagem nesse sentido é golpe. Em caso de dúvida, busque sempre os canais oficiais.
Locais sem agências
Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço. A lista completa das unidades habilitadas está disponível no site dos Correios.