Uma fala da cantora Ivete Sangalo viralizou na manhã desta terça-feira (21/1) após a participação da artista no programa Sem Censura, da TV Brasil. Na ocasião, a cantora falou sobre a importância de reconhecer as origens do axé, no ano em que o o estilo musical celebra 40 anos, e a declaração foi apontada como uma indireta para Claudia Leitte, que foi alvo de críticas e acusações de intolerância religiosa após alterar a letra de uma canção em um show e com quem a artista trocou unfollow nas redes sociais recentemente.
O que aconteceu?
- Ivete Sangalo participou do programa Sem Censura, apresentado por Cissa Guimarães, na tarde de segunda-feira (20/1) ao lado do percussionista e cantor Márcio Victor, vocalista da banda Psirico, e da escritora e influenciadora Maíra Azevedo, conhecida nas redes sociais como Tia Má.
- O programa, gravado ao vivo em Salvador, teve o Axé Music como tópico de discussão. Em um momento do programa, Tia Má falou sobre a origem do estilo musical, afirmando que não existe falar de axé sem falar dos terreiros de candomblé.
- “O termo axé music surge de forma pejorativa tentando depreciar a imagem. E quando a gente vai falar do axé music a gente precisa falar inclusive dos terreiros de candomblé. Se existe o axé music, que surgiu para ser apreciado, porque o axé é um termo que para gente significa ‘força vital’ e quem é de candomblé, quem é de umbanda sabe exatamente o que isso acontece. Então, não posso achar que o axé music pode ser tratado como se fosse qualquer coisa. A gente sabe que o Axé Music é para a gente uma benção daqueles deuses que dançam quando estão na terra”, afirmou a influenciadora.
- Logo depois, o influenciador Muka, que fazia mediação da conversa, destacou que queria emoldurar o discurso de Tia Má e Ivete reagiu a situação. “Não precisa emoldurar não. Todo mundo sabe, mas se faz de maluco”, pontuou.
- Veveta ainda destacou que é mais uma tarefa árdua de elucidar essa questão.
- “Às vezes esse movimento existe dentro de uma ignorância, de não perceber, de não entender, e eu acho que mais uma vez, com toda a delicadeza, tem figuras como Tia Má que elucidam isso e traz para a superfície algo que deveria ser percebido de forma natural. Mas como perceber isso em uma sociedade estruturada no racismo na demonização do povo preto. É um dia a dia exaustivo, mas é preciso falar isso diariamente e incansavelmente”, destacou.
- A declaração de Ivete foi apontada como uma indireta para Claudia Leitte, acusada de racismo religioso ao remover a palavra Iemanjá da música Caranguejo durante uma apresentação.
- Após a repercussão do caso, Ivete e Claudia trocaram unfollow nas redes sociais.
Entenda o caso de Cláudia Leitte
- Claudia Leitte foi acusada de cometer racismo religioso ao remover a palavra Iemanjá da música Caranguejo (Cata Caranguejo), para cantar “eu canto meu rei Yeshua”, uma referência a Jesus em hebraico, durante uma apresentação.
- Após a viralização do vídeo, o Ministério Público da Bahia (MPBA) abriu um inquérito para apurar se a cantora cometeu racismo religioso.
- Em primeira manifestação sobre o caso, a cantora afirmou que é um assunto muito sério.
- “Daqui do meu lugar de privilégio, o racismo é uma pauta que deve ser discutida com a devida seriedade, e não de forma superficial. Prezo muito pelo respeito, pela solidariedade e pela integridade. Não podemos negociar esses valores de jeito nenhum, nem jogá-los ao tribunal da internet. É isso”, declarou a artista durante uma coletiva de imprensa.