O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) renovou, nessa quarta-feira (16/4), autorização para o uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Polícia Federal (PF) na região de fronteira e em aldeias indígenas no Mato Grosso do Sul. A medida também inclui o combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais no Amazonas, em apoio ao governo estadual.
Assinada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a determinação prevê que a Força Nacional atuará em apoio tanto no Mato Grosso do Sul quanto no Amazonas.
No Mato Grosso do Sul, os agentes vão prestar apoio à PF nas fronteiras e em aldeias indígenas, “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”. As forças vão atuar por um período de 90 dias, de 19 de abril até 17 de julho.
A operação será realizada em articulação com os órgãos de segurança pública de Mato Grosso do Sul e com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
No caso do Amazonas, o ministro autorizou o uso da Força Nacional em apoio ao governo estadual para o combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais, na calha dos rios Negro e Solimões, nos municípios de Barcelos e Coari. A operação também será realizada por 90 dias, a partir de 19 de abril.