Líder do Solidariedade na Câmara, Áureo Ribeiro (RJ) afirmou que o partido permanecerá na base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso. Ao Metrópoles, o parlamentar desafiou o próprio presidente da sigla, o também deputado Paulinho da Força (SP), que se tornou crítico ao governo.
“Paulinho é uma voz solitária no partido, na oposição. Os deputados continuam na base do governo”, disse Áureo. Na semana anterior, ele estava com o presidente no evento que lançou o projeto para isentar do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil.
Paulinho da Força apoiou Lula em 2022, mas passou a se tornar crítico do atual presidente. No Dia da Mulher, o dirigente partidário fez um vídeo reclamando de falas do petista consideradas machistas.
Nos bastidores, o parlamentar avisou que o gesto simbolizava estar “a caminho” do rompimento total com o petista, e avisou que não enxerga reconciliação com o atual presidente.
O apoio a Lula em 2022 passou a ser tratado como um episódio isolado. O partido, porém, continua com uma das vice-lideranças do governo na Câmara, com a deputada Maria Arraes (PE). Ela é irmã da ex-deputada Marília Arraes, que foi do PT e concorreu ao governo de Pernambuco apoiando o atual presidente.