Uma agente da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) do Rio de Janeiro foi vítima de injúria racial na tarde da última sexta-feira (7/3), em Copacabana, Zona Sul da cidade. O caso ocorreu durante uma operação da Prefeitura do Rio para desobstrução da Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
A agressão verbal foi registrada em vídeo. Nas imagens, a funcionária da prefeitura se aproxima de uma mulher sentada na calçada e pergunta o que ela teria dito. A suspeita confirma a ofensa e, imediatamente, a agente dá voz de prisão.
O diálogo foi o seguinte:
– “Você falou o que pra mim?”, questiona a agente.
– “Chamei de macaca”, responde a mulher.
– “Então vem. Está presa”, declara a servidora.
Veja:
A prefeitura informou que a operação visava organizar o espaço público, garantindo o cumprimento das normas municipais. Durante a ação, a mulher tentou resistir à abordagem, proferiu ameaças contra os agentes e cometeu o ato racista.
Diante da situação, a suspeita foi detida em flagrante por injúria racial e encaminhada para a 12ª Delegacia de Polícia (Copacabana), onde o caso foi registrado. Até o momento, não há informações sobre a identidade da mulher ou eventuais medidas judiciais adotadas após a prisão.