O influenciador e vencedor do reality show A Fazenda, Rico Melquiades, usou oito vezes o direito ao silêncio em uma hora de depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets do Senado nesta quarta-feira (14/5). O colegiado investiga apostas on-line no Brasil e o influenciador presta esclarecimentos como testemunha.
A CPI teve início por volta das 11h40, e desde então, Melquiades não quis responder sobre detalhes da investigação da qual foi alvo no início do ano e também não quis falar sobre os valores que recebeu por fazer propagandas de jogos on-line.
Os senadores haviam perguntado se ele tinha feito a confissão dos crimes de associação criminosa e falsidade ideológica, com o pagamento de uma multa de um milhão. Ele não quis responder sobre isso. E também nem se o valor de um milhão vieram de lucro com a publicidade de bets.
Rico foi alvo da Operação Game Over 2, da Polícia Civil de Alagoas, em janeiro deste ano, que investigou a promoção irregular de jogos de azar on-line por influenciadores digitais.
Influenciador tem direito ao silêncio
Rico pode ficar parcialmente em silêncio, após conseguir o benefício no Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, o silêncio só é permitido em questões que ele julgar que possam incriminá-lo.
Na decisão de terça-feira (13/5), o ministro Alexandre de Moraes determinou o seguinte: “Assegurado o direito ao silêncio e a garantia de não autoincriminação, se instado a responder perguntas cujas respostas possam resultar em seu prejuízo ou em sua incriminação”.
CPI começou a ouvir influencers nesta semana
A CPI busca compreender a influência de personalidades da internet na promoção de apostas e jogos de azar. A comissão iniciou uma nova fase na reta final dos trabalhos e começou a ouvir influenciadores.
Em um depoimento midiático, o colegiado ouviu a apresentadora Virginia Fonseca na terça-feira (13/5). O direito de silêncio também foi concedido pelo STF à influenciadora. Apesar da concessão, ela respondeu quase todas as perguntas, omitindo apenas a informação sobre os ganhos com a divulgação de plataformas de jogos on-line.