O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (29/3) que anistia não é “tema principal para ninguém” e negou que tenha tratado do assunto na viagem pela Ásia com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB) e David Alcolumbre (União-AP), que o acompanharam.
“Você acha que eu iria convidar o presidente da Câmara e o presidente do Senado para discutir, a 11 mil metros de altura, problemas que eu posso discutir em terra, na minha casa, na casa deles, no Senado ou na Presidência da República? Não. Eu fiz questão de não discutir com eles nenhum assunto do Brasil”, disse Lula em entrevista coletiva em Hanói, no Vietnã.
“E eu tenho certeza que a anistia não é um tema principal para ninguém, a não ser para quem está se culpabilizando”, completou.
Em seguida, o petista disse que os advogados do “cidadão que está pedindo anistia”, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não estão dizendo que irão primeiro tentar absolvê-lo das acusações.
“Eles não estão nem querendo se defender, porque ele sabe, no subconsciente dele, que ele fez todas as bobagens de que está sendo acusado. Agora, ele deveria estar se defendendo, estar brigando, dizendo que é inocente, colocar prova que é inocente. Até agora, não disse nada a não ser se vitimizar, como é o hábito dele, ofender os outros, xingar os outros, chorar e dizer que os outros são culpados.”
Lula reforçou não ter conversado sobre o assunto com Motta e Alcolumbre, “mas eu acho que a anistia não é o tema principal neste instante. Tem muita coisa de importante no Congresso Nacional, de interesse do povo brasileiro, para melhorar a vida do povo brasileiro, que nós temos de discutir”.
O projeto de lei (PL) defendido por Bolsonaro e aliados concede anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro de 2023. Bolsonaristas pedem urgência para levar o projeto a votação o quanto antes. Porém, o presidente da Câmara, Hugo Motta, tem resistido em colocá-lo na pauta.
A comitiva presidencial de Lula regressa neste sábado do giro pela Ásia, que passou por Japão e Vietnã. Lula e as demais autoridades deverão desembarcar em Brasília neste domingo (30/3).