Um homem anônimo supostamente engraxava os sapatos e acabou se tornando um marco histórico
Fotografia – Em 1838, Louis Daguerre, tirou de sua sacada o que provavelmente é o primeiro registro de um ser humano em foto. A imagem feita da rua Boulevard du Temple, em Paris, mostra uma silhueta do que deve ser um homem, por conta de suas roupas, no canto esquerdo inferior.
A pessoa está parada com o corpo inclinado e, provavelmente, está tendo seus sapatos engraxados.
Esse último fato, deve ter sido o que possibilitou que sua Fotografia ficasse tão bem marcada na foto. Com o tratamento atual, até se consegue enxergar mais pessoas nos cantos, entretanto, nenhuma ficou tão clara como o homem engraxando seus sapatos. Por que?
As câmeras primitivas, como a de Louis Daguerre. necessitavam de uma exposição de longa duração para conseguir captar a imagem. Cerca de dez minutos devem ter sido necessários para conseguir a foto que vemos agora e durante todo o tempo, o homem ficou parado porque estava tendo seus sapatos engraxados. E, por essa razão, conseguiu ser o primeiro ser humano registrado.
O trabalho de Daguerre também revela outros aspectos interessantes, por exemplo, como era o planejamento urbano da cidade e suas arquiteturas antes de Napoleão III, décadas depois, mudar a aparência de Paris.
O seu valor particular Fotografia está na sua raridade. Devido ao alto tempo de exposição, era incomum fotos de cidades, pois ela tinham muito movimento. Retratos de pessoas específicas eram bem mais comum. De qualquer jeito, o marco é relevante e singular. Quem será esse homem anônimo que por coincidência acabou capturado em uma foto tão relevante?