- Publicidade -
HomeSegurançaSecretaria de Segurança inaugura central de videomonitoramento regional

Secretaria de Segurança inaugura central de videomonitoramento regional

- Publicidade -

A Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) vai inaugurar, nesta quarta-feira (25/11), o Centro de Monitoramento Remoto (CMR). A estrutura fica no 14º Batalhão da Polícia Militar (14º BPM), localizado em Planaltina. O lançamento faz parte do pacote de ações de segurança pública.

“O programa de videomonitoramento é uma das prioridades do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Segurança Pública. Planaltina já conta com o sistema, mas ainda não tinha uma central exclusiva para monitorar as imagens. As imagens captadas no novo espaço poderão contribuir com ações de policiamento preventivo ainda mais efetivos da Polícia Militar e também auxiliar nas investigações realizadas pela Polícia Civil e órgãos do Judiciário, como Ministério Público e tribunais”, explicou o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

O objetivo é que, até 2022, o DF tenha toda sua área urbana monitorada, segundo o secretário. Câmeras de grande alcance distribuídas pela cidade captam as imagens de alta resolução, que são transmitidas para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

4 imagensAnálise de câmeras de segurança Fechar modal.1 de 4

Anderson Torres

André Feitosa/SSP-DF2 de 4

SSP-df/Divulgação3 de 4

iStock4 de 4

Análise de câmeras de segurança

Divulgação/APCF

A partir de agora, as imagens também serão encaminhadas em tempo real ao 14º Batalhão. De acordo com o comandante da unidade, tenente-coronel Edmar Silva, o videomonitoramento permitirá um policiamento inteligente e o emprego mais eficiente de recursos.

“O uso das câmeras facilitará o atendimento ainda mais rápido de ocorrências e permitirá que pessoas em atitude suspeita, ou mesmo em flagrante delito, sejam identificadas pelos policiais que realizam o monitoramento, e assim possam fazer o acionamento mais célere do policiamento motorizado, garantindo assim maior eficácia nas abordagens”, explicou o militar.

Definição dos locais

A definição dos locais em que os equipamentos são instalados fazem parte de áreas de interesse permanente, definidos com base em levantamentos realizados pelas subsecretarias de Gestão da Informação (SGI) e de Inteligência (SI), da SSP-DF.

Orientações de responsáveis por batalhões e delegacias também contribuem com o local mais adequado para instalação do equipamento. “Os estudos apontam as chamadas ‘manchas criminais’, em que é possível detectar dias, horários e locais de maior incidência de crimes”, analisou Torres.

Em quase dois anos, o número de equipamentos instalados aumentou 60%. Em janeiro de 2019, o Distrito Federal contava com 584 câmeras. Atualmente, de acordo com a Subsecretaria de Modernização Tecnológica (SMT), da SSP/DF, responsável pelo suporte tecnológico do projeto, há 928 câmeras instaladas em todo o DF.

“O batalhão terá acesso às imagens 24 horas por dia. Damos o apoio necessário aos batalhões. Antes da implementação desses equipamentos fazemos visitas e explicamos como é a operacionalização de todos os recursos possíveis”, disse o subsecretário da SMT, Valdevino Peixoto.

- Publicidade -
- Publicidade -
Midias Sociais
35,000FansLike
419,000FollowersFollow
ÚLTIMAS NOTICIAS
- Publicidade -
Relacionadas
- Publicidade -