18.9 C
Brasília
22 de novembro de 2019
- Publicidade -

Vacina tríplice bacteriana em falta no Distrito Federal

Author

Categories

Share


Ministério da Saúde disse que distribuição foi reduzida devido a um problema “de excursão de temperatura nas doses”

Os estoques da vacina tríplice bacteriana (DTP) estão zerados no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde do DF esclareceu que todas as doses da vacina já foram entregues às unidades básicas de saúde e, até o momento, o Ministério da Saúde não deu prazo para nova remessa.

A vacina previne contra difteria, tétano e coqueluche. Sendo indicada para crianças de 15 meses a menores de 7 anos. A imunização não é recomendada para pessoas acima dessa idade.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que, neste ano, foram enviadas 2,4 milhões de doses aos estados, sendo mais de 31 mil ao Distrito Federal. “A distribuição foi reduzida devido a um problema de excursão de temperatura nas doses (variação de temperatura no transporte para o Brasil). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aguarda parecer da Opas para avaliar a liberação do produto. Assim que as doses estiverem disponíveis, a distribuição será regularizada”.

Composição
A vacina DTP apresenta sob forma líquida os toxidez diftéricos e tetânicos e a bactéria Bordetella pertussis inativada. Contém ainda hidróxido de alumínio como adjuvante e o timerosal como preservativo.

 

Prevenção
Previne contra as seguintes doenças:
Difteria;
Tétano;
Coqueluche.

Indicação
A vacina DTP (Tríplice Bacteriana), por orientação do PNI, tem sido indicada apenas para o reforço do esquema básico com a vacina DTP-Hib, que acontecerá com 15 meses.

Esquema vacinal
Como reforço aos 15 meses e de quatro a seis anos.Contraindicações
São contraindicadas as crianças que apresentaram reações anafiláticas e encefalopatias na primeira dose da vacina.

Não se usa DTP a partir de sete anos de idade;

Em caso de ferimento com alto risco de tétano antes dos sete anos de idade, e já decorridos mais de cinco anos da quarta dose, aplicar mais uma dose da DTP.

Eventos Adversos
Febre;

Hiperemia
Dor no local da aplicação;
Sonolência;
Vômito;
Choro persistente;
Convulsão.

Author

Share