A situação precária de ônibus da linha interestadual Planaltina (GO)—Brasília tem prejudicado a rotina de quem precisa fazer esse trajeto diariamente. Na manhã dessa segunda-feira (15/5), passageiros tiveram de empurrar um dos veículos da empresa Amazônia Inter, após ele quebrar durante viagem. No mesmo dia, outro coletivo da frota quebrou, o que causou revolta e fez os usuários depredarem o transporte.
No dia seguinte, um terceiro veículo da empresa teve uma pane problema que colocou os passageiros em risco, devido a um princípio de incêndio. No momento do ocorrido, as portas e as saídas de emergência não funcionaram, e os usuários precisaram quebrar as janelas para sair do ônibus.
Assista:
Passageiros ouvidos pela reportagem relataram que situações como essa são frequentes. Além disso, lembraram que, na semana passada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela gestão da frota interestadual, conseguiu derrubar a liminar que impedia o aumento de 12% da passagem entre Planaltina de Goiás e o Distrito Federal. O aumento passou a valer nesta quarta-feira (17/5).
Gestante, Erika Santana da Silva, 25 anos, precisa se deslocar diariamente de Planaltina (GO) para Brasília, para estudar. Ela reclama das condições dos coletivos que percorrem esse trajeto. “Os ônibus sempre estão sujos, e os assentos, na maioria das vezes, quebrados. Não fornecem o mínimo para a gente, mesmo com as tarifas sendo altíssimas”, desabafou.
Com o reajuste, o preço da passagem pode chegar a até R$ 9,80. A mudança impacta mais de 400 linhas de ônibus e 175 mil passageiros diariamente.
Prefeito do município goiano, Cristiomario de Sousa Medeiros (PSL), afirmou ao Metrópoles que a prefeitura recorrerá novamente à Justiça, para tentar barrar o aumento. Além disso, comprometeu-se a enviar ofício à ANTT para sugerir que novas empresas operem nas rotas atingidas pelos efeitos reajuste.
Posicionamento da ANTT
Em nota, a agência federal afirmou que a orientação dada às empresas diante dos casos de problemas relatados é de disponibilizar, o mais rápido possível, outros veículos, para que os passageiros sigam viagem.
Outra orientação da autarquia é de que os usuários do transporte coletivo entrem em contato com a Ouvidoria da ANTT ao se deparar com situações de falha mecânica.
Em relação às tarifas, a Justiça Federal atendeu a pedido da União e da ANTT para suspender decisão anterior que impedia o reajuste da tarifa do transporte semiurbano entre Planaltina e Brasília.
“Vale ressaltar que está em vigor o Plano de Recuperação do Semiurbano, que conta com um reforço da fiscalização para identificar pontos fracos das empresas no transporte da região e garantir a prestação do serviço da melhor forma possível”, comunicou a ANTT.
A autarquia detalhou que, entre 14 de fevereiro e 13 de março, primeiro mês desde que a agência assumiu a gestão e fiscalização do transporte semiurbano que circula entre o Entorno e o Distrito Federal, fiscalizou 112 veículos da Amazônia Inter. Desse total, 59 foram retirados de circulação até a solução das irregularidades.
Confira os contatos da Ouvidoria da ANTT:
WhatsApp: 61 996-884-306,
Telefone: 166
E-mails: ouvidoria@antt.gov.br e ouvidoriasemiurbano@antt.gov.br (exclusivo para passageiros do transporte rodoviário interestadual semiurbano entre Goiás e DF)
The post Vídeo: ônibus do Entorno quebra, e passageiros precisam descer para empurrar first appeared on Metrópoles.