Na próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará à Europa para participar de uma reunião na Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Suíça, e da cúpula do G7, na Itália.
O chefe do Executivo desembarca em Genebra na quinta-feira (13/6), onde deve se reunir com o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, no âmbito da 112ª Conferência Internacional do Trabalho.
Já a agenda no G7, em Apúlia, ocorrerá nos dias 14 e 15. A cúpula dos líderes deve discutir, entre outros temas, os conflitos entre Rússia e Ucrânia e na Faixa de Gaza.
A ida do chefe do Executivo virou dúvida após Lula adiar a viagem que faria ao Chile por causa da crise das chuvas no Rio Grande do Sul. Mas a presença dele foi confirmada.
No ano passado, no retorno de Lula à presidência, o titular do Planalto também participou do encontro de líderes, em Hiroshima, no Japão.
O G7 é composto pelos sete países mais industrializados do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.