Após o lançamento bem-sucedido da 31ª missão do foguete New Shepard, da Blue Origin, as cinco mulheres que formaram a primeira tripulação 100% feminina da história da empresa desceram da cápsula de tripulação emocionadas.
A cantora Katy Perry, a jornalista Lauren Sánchez, a ex-cientista de foguetes Aisha Bowe, a cientista Amanda Nguyen, a produtora de filmes Kerianne Flynn e a jornalista Gayle King ultrapassaram a Linha de Kármán — uma fronteira teórica localizada a 100 quilômetros de altitude acima do nível do mar, que costuma ser considerada o limite entre a atmosfera da Terra e o espaço sideral – e puderam aproveitar alguns minutos para flutuar sem peso em gravidade zero.
A missão durou cerca de 11 minutos entre a decolagem do foguete e o pouso da cápsula da tripulação no deserto com o auxílio de paraquedas. Enquanto desciam da cápsula, as mulheres se emocionaram ao estar de volta em terra firme.
Lauren Sánchez, que também é namorada de Jeff Bezos, dono da Blue Origin, o abraçou antes de ir ao encontro de sua família. “A Terra parecia tão… tão silenciosa”, disse ela. “E você olha para ela e pensa: ‘Estamos todos juntos nessa’.”
Ao descer, Katy Perry ergueu a margarida que levou consigo para o céu antes de se abaixar para beijar o chão. A cantora ainda disse que pretende escrever uma música sobre a experiência.
“É a maior sensação”, disse Katy Perry. “É a entrega ao desconhecido, a confiança. … Eu não poderia recomendar mais esta experiência.”
A jornalista Gayle King, que estava abertamente nervosa para a missão de hoje e costuma ter medo até para voar de avião, disse que o espaço é “realmente tranquilo e pacífico”. “É um lembrete de como precisamos fazer melhor, ser melhores. Fazer melhor, ser seres humanos melhores”, acrescentou ela.
Veja imagens do pouso da missão
Como foi o voo da Blue Origin que levou Katy Perry ao espaço?
O foguete New Shepard, da Blue Origin, disparou o motor em sua base por volta das 10h30 (horário de Brasília) para decolar da plataforma de lançamento no oeste do Texas, nos Estados Unidos.
Poucos minutos após o lançamento, o propulsor do foguete se separa da cápsula da tripulação para iniciar sua descida controlada e fazer um pouso vertical, de forma que ele possa ser reutilizado em voos futuros da empresa – prática que reduz os custos das viagens espaciais.
A cápsula da tripulação continuou a subir em direção ao espaço, proporcionando cerca de quatro minutos de gravidade zero para as passageiras.
Ao iniciar a descida, a cápsula da tripulação abriu um conjunto de paraquedas e pousou de maneira segura no meio do deserto no Texas. A missão completa durou cerca de 11 minutos.
Por que os astronautas não podem fazer sexo no espaço? Entenda
Este conteúdo foi originalmente publicado em Passageiras da Blue Origin choram e beijam o chão ao voltar do espaço no site CNN Brasil.