O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai se reunir com autoridades do Japão, nesta quarta-feira (16/4), em Washington, para negociar tarifas. Além de Trump, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, estarão presentes.
Nas rede Truth Social, Trump disse que o encontro será para “negociar tarifas, o custo do apoio militar e uma justiça comercial”.
“O Japão está chegando hoje para negociar tarifas, o custo do apoio militar e ‘justiça comercial’. Vou participar da reunião, junto com os secretários do Tesouro e Comércio. Espero que algo possa ser resolvido, o que é bom (ótimo!) para o Japão e os EUA”, publicou o presidente.
Mesmo com as negociações em andamento, o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, afirmou, no início do mês, que, após uma conversa por telefone com o presidente, considerou as políticas tarifárias “extremamente decepcionantes”. Ainda assim, ele havia concordado em manter o diálogo sobre o tema.
O país asiático foi atingido por taxas de 24% sobre as exportações para os Estados Unidos, embora essas tarifas tenham sido suspensas, como a maioria das demais, por 90 dias. Além desses 24%, Trump impôs taxa de 25% sobre importações de automóveis. Também continua em vigor uma tarifa universal de 10%.