Após a morte do papa Francisco, aos 88 anos, na madrugada de segunda-feira (21/4), o Vaticano deu início aos procedimentos do velório e enterro do líder religioso, que deve durar cerca de nove dias. Francisco ficou internado cerca de 40 dias após o diagnótico de pneumonia dupla e teve sua última aparição no Domingo de Páscoa.
Os passos que serão seguidos pela Igreja Católica, segue o novo protocolo litúrigico chamado “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis” (ritos funerais para um pontífice romano), definido pelo mesmo em abril de 2024. Francisco fez alguma alterações nos protocolos como o caixão de estrutura única de madeira revestida com zinco e o enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore.
A Igreja agora entra no períodio de Sede Vacante ou Sé Vacante, onde fica sem um líder religioso. O Camerlengo fica responsável pelo planejamento do funeral, seguindo os pedidos feitos pelo papa, e o conclave, durante esse período.
Relembre a trajetória:
- Francisco foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI após a renúncia.
- Jorge Bergoglio nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936, filho de imigrantes italianos.
- Formado em química, decidiu seguir a vida sacerdotal aos 20 anos, em 1958.
- Papa Francisco lecionou na Faculdade de São Miguel e obteve doutorado em teologia pela Universidade de Freiburg, na Alemanha.
Veja o cronograma pós-morte do conclave:
1- Ritos iniciais
O cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell inicia os ritos após a confirmação da morte do papa, retirando o “Anel do Pescador” da mão do pontifíce e destruindo-o com um martelo, o que simboliza o fim do papado. Em seguida o cardeal ficará responsável por lacrar a residência e o escritório do pontífice no Vaticano até que um novo papa seja eleito e tome posse.
2- Velório
Diferente da tradição, o corpo será levado para à Basílica de São Pedro em um caixão simples estrutura única de madeira revestida com zinco no solo da Basílica, onde será velado e exposto para que o público possa prestar homenagens.
Ele será, diferente dos outros papas, enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, igreja onde ele costumava fazer suas orações quando era bispo. Foi de pedido do papa que eliminada a deposição e o fechamento do caixão, o túmulo permanecerá em local acessível para os fiéis.
3- Congregações Gerais
Os cardeais passam a se reunir com o objetivo de administrar assuntos comuns e indiáveis da Igreja, exceto alterações que envolvam leis determinadas pelos papa. As reuniões também decidem a coordenação do funeral e o conclave.
4- Novendiales: os dias de luto
Após o funeral, a Igreja entra nos “novendiales”, onde durante nove dias consecutivos são feitas missas e orações pela alma do papa. O esperado é que Francisco seja enterrado do 4º ao 6º dia após sua morte, no entanto as homenagens duram até o 9º dia.
5- Conclave
O conclave é uma votação secreta realizadas na Capela Sistina para a eleição do próximo papa. A sinalização da chegada no novo pontífice é feita com a fumaça branca originada das cédulas, que são queimadas após a votação.
Com ínicio do conclave previsto daqui 15 a 20 dias, até o 13º após a votação o nome do sucessor de Francisco deverá ser anunciado.
6- Posse do sucessor do papa Francisco
A missa para celebrar a posse do novo papa ocorre alguns dias após ele ter sido eleito pelo conclave e anunciado para os fiéis. Normalmente ela acontece 5 dias após o anúncio na Basílica de São Pedro, embora seja da escolha do novo papa quando e onde a missa é realizada.